top of page

02 de Junho de 2021

Descarte de materiais recicláveis em Hortolândia.

       Sabe-se que onde há ser humano, há geração de resíduo sólido. E aqui, em Hortolândia, não é diferente, mas será que a prefeitura condiciona adequadamente a coleta desses resíduos, em específico os recicláveis?  Felizmente, a resposta é sim.  O condicionamento é feito conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tanto que a cidade foi considerada parâmetro para uma boa gestão ambiental. 

 

     Em uma matéria do site portal Hortolândia, publicada em 2013, podemos ver a seguinte declaração do superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC – Região Metropolitana de Campinas), Valdemir Ravagnani, parabenizando o município pelo cuidado com o meio ambiente: “A cidade está de parabéns porque está fazendo o manejo correto dos resíduos e se preparou para isso. Além de fazer o manejo, faz uma conscientização e fiscalização e, nós, os outros municípios do consórcio, temos muito o que aprender com Hortolândia”.   

WhatsApp Image 2021-06-02 at 13.59.00 (1

Foto de Portal Hortolândia.

       Caso você, leitor consciente da importância dos cuidados com o meio ambiente, queira ir até um dos pontos de coleta entregar os rejeitos sólidos que separou, é só entrar no seguinte link: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/meio/item/17787-coleta-seletiva e conferir onde fica o LEV ou PEV mais próximo a você. Faça sua parte e ajude na preservação ambiental da nossa querida cidade.

 Por Luiz Fernando

       Dito isso, vamos entender qual a importância da mobilização para fazer a separação do lixo e descartá-lo corretamente. Quando separamos e despojamos os materiais recicláveis de maneira adequada, estamos contribuindo para que esses voltem para o topo da cadeia produtiva e possam ser reutilizados para terem novas ou antigas funções. Isso reduz o impacto ambiental negativo, já que a maioria desses rejeitos demoram muito tempo para serem decompostos

Tendo isso em mente, o Governo municipal fornece coleta seletiva a porta em 32 bairros dos 114. Além de disso, existem pontos fixos de coleta espalhados por toda Hortolândia, os chamados PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis), que funcionam de segunda a domingo das 8h às 12h - 13h às 16:30, e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis), que funcionam 24 horas por dia, todos os dias.

Gostaria de saber mais acerca do descarte e coleta de resíduos sólidos recicláveis em Hortolândia? 

Confira o primeiro episódio de nosso Podcast FALA MESMO! 

O programa é produzido pela equipe de educomunicação do Instituto Federal campus Hortolândia, a agência de notícias Comunic@Jovem e a Radio Federal. Nosso primeiro episódio se chama "Coleta seletiva em Hortolândia" e ja está no ar !!

© 2021 Comunic@jovem.

IFSP Câmpus Hortolândia 

bottom of page