top of page

Nosso Trabalho

Clique no título que deseja conferir!!
Mulheres de Luta

Mulheres de Luta

     O projeto Mulheres na Luta foi idealizado pelas alunas Larissa Chiquito e Caroline de Jesus, que buscaram mostrar através de fotos a a resistência feminina, de diferentes mulheres e também de alunas do Instituto Federal, frente às atitudes da sociedade que oprimem a mulher e também as minorias. 

     "Em um momento político como o atual, nós alunas, inseridas em um projeto de educomunicação, não poderíamos deixar de nos manifestar enquanto mulheres. O Projeto de extensão Comunic@Jovem, e também o da Rádio Federal, são compostos apenas por mulheres, alunas do ensino médio e superior, bolsistas e voluntárias, o que nos fortalece mais ainda nesse momento, pois lutamos pelos nossos direitos de estarmos à frente de algo, de produzir algo e também de construir este espaço ao lado das mulheres da nossa sociedade." (Larissa Chiquito)

     A produção está em construção e aberto para novas fotografias. As autoras se disponibilizam se disponibilizam para fazer os "cliques" nas cidade de Campinas e Hortolândia, basta entrar em contato pela rede social do Facebook da Rádio Federal no link: https://www.facebook.com/radiofederalhto/

    As fotografias são produzidas de acordo com as seguintes regras:

   -Liberdade de expressão da modelo;

   -A modelo escolhe o local (desde que seja na cidade de Campinas ou Hortolândia), a forma que quer ser fotografada e também pode se utilizar de alguma frase que represente este momento para ela.

"Até que você compreenda, nós sempre lutaremos por você!"

Abaixo, algumas mostras do trabalho: 

Caras & Cores

Caras & Cores

Almejando incentivar o olhar sensível dos envolvidos para dessemelhantes povos encontrados em nosso instituto federal, Caras & Cores é uma exposição fotográfica, que utiliza a técnica de colagens de fotos uma sobreposta a outra, realçando diversos tipos, formas, cores e detalhes. 

 

O projeto foi realizado ao longo de um mês pelos estudantes Fernanda Grigorio e Jhonny Ribeiro, através de expedições fotográficas pelo Instituto Federal de São Paulo campus Hortolândia, de maneira com que os indivíduos sintam pertencimento. 

ifeminino

IFeminino

   No dia 26/04/17 servidoras do IFSP-HTO, fizeram uma reunião com todas as meninas do Campus onde tiveram como principal alvo para o debate "o machismo dentro e fora do Campus". A reunião foi de extrema importância sendo que, alunas estavam reclamando de assédio e agressão verbal, encaixando nesse item meninas também.

    O debate, soou para as alunas que já passaram por alguma situação parecida, como um apoio, surgindo dali a possibilidade de uma futura união feminina contra esses casos.

    Em conversa com uma das integrantes da agência, uma aluna que estava presente na reunião disse "Foi bom termos essa conversa, pois desconstruiu coisas que eu julgava certo e não era".

Este foi o primeiro encontro, mas pelo rumo da discussão não será o último. Continuem ligados que traremos mais informações.

Texto Complementar

A sociedade machista sufoca as mulheres

             
A opressão feminina é clara desde a antiguidade.  Um bom exemplo disso é a participação feminina na sociedade grega.

Quando a nação grega era organizada em polis, duas cidades se destacavam: Atenas, pela democracia direta e Esparta pela força militar.

O papel da mulher em ambas organizações sociais havia distinções. Na primeira poli, a mulher era menosprezada. Já na segunda era considerada procriadora de bons descendentes, por isso tinha mais “valor”.

A mulher sempre foi reprimida, oprimida, descartada, ignorada, coagida, tachada como inútil, sexo frágil entre outras características que podem ter conotações ofensivas.

Por que a mulher não pode ter os mesmos direitos que o homem?  Há algo que a impossibilita de realizar as mesmas tarefas que o sexo masculino? Lógico que não.                

Mesmo assim, além da diferenciação no mercado de trabalho o sexo feminino sofre muito com as agressões, assédios verbais e físicos causadas pelos homens, os quais se acham no direito de tornar a mulher submissa de suas palavras e atos.                       

 Vivemos numa sociedade banal que a intolerância, o preconceito e PRÉ CONCEITOS referente ao sexo feminino é suposto de forma estúpida. Uma verdadeira nação corrompida pelas crenças machistas, aculturadas no decorrer dos tempos. 

E para toda causa há solução, nesse caso a união das forças femininas (SORORIDADE) para minimizar o machismo social são de extrema importância. 

miniempresa

Entrevista Miniempresa JA e Dell 

Projeto Miniempresa 2017

Renata Gomes
 

Na quinta Feira ,6 de abril iniciou o projeto miniempresa. O projeto tem por objetivo ensinar os alunos na prática com criar sua própria empresa.O projeto ensina as vertentes de recursos humanos, produção,marketing e financeiro. A equipe tem que pensar em um produto para a produção, após alguns encontros e definido o produto eles iniciam produção e ao final ainda vendem os produtos.Ao final das vendas é realizado uma análise pra verificar se a empresa teve lucros ou prejuízos.Ano passado o Câmpus já recebeu esse projeto e as miniempresas obtiveram lucros e doaram os impostos e o lucro para uma instituição sem fins lucrativos.

Oficinas

Oficinas de Educomunicação

Parceria entre IFSP e SMC possibilita oficinas durante 2017

Isabela Fonseca e Renata Gomes, Comunic@Jovem, Hortolândia
 

Nesta terça feira, 28 de março , iniciou-se no IFSP Câmpus Hortolândia as oficinas de Educomunicação. Além da participação dos próprios alunos do Câmpus, o projeto também abriu suas portas para a comunidade externa.

O projeto, que é vinculado ao Coletivo de Extensão e Educomunicação, Cultura e Protagonismo Juvenil em parceria com a secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia, conta com cursos de fotografia, videos e rádio, tendo como objetivo socializar e difundir técnicas de Educomunicação que desperte o senso critico jovem.

 

A aluna de Licenciatura em Matemática Tuani Heloisa Silva Gomes falou o que achou da primeira aula do curso " Eu achei muito interessante, pois acredito que irá acrescentar muitas coisa no meu curso de licenciatura, e acredito que faz um complemento as aulas". Paula Smirelli, uma das participantes da comunidade externa que participou pela primeira vez da oficina , disse o que espera das próximas oficinas " Eu espero coisas inovadoras, pois creio que a mudança e a inovação são a base de tudo no mercado de trabalho."
 

As oficinas começaram a ser ofertadas em 2016. Neste ano, acontecem as terças feiras, das 14:00 até as 16:30 no IFSP Câmpus Hortolândia.

Klandestinos

Entrevista Klandestinos

Klandestinos II - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Klandestinos I - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Klandestinos III - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Klandestinos V - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Klandestinos IV - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Klandestinos VI - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
KlandestinosVII - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Klandestinos VIII - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Rádio Novela

Rádio Novela

Rádio Novela (Zumbi) - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Rádio jornalismo (Eleições) - Comunic@Jovem
00:00 / 00:00
Podcast CUIDADO! sexo frágil

Podcast CUIDADO! sexo frágil

CUIDADO! sexo frágil

O podcast CUIDADO! sexo frágil foi produzido, no ano de 2019, pelas integrantes da Agência de Notícias Comunic@jovem, projeto de extensão acadêmica do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Hortolândia, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. 

O programa tem vários quadros e conta com dois episódios, que são formados por entrevistas, rodas de conversa, leitura de poesias e muito mais!!

Os assuntos abordados são os mais diversos, como por exemplo: alimentação saudável, masculinidade tóxica, leitura de poesias da escritora Rupi Kaur, entre outros!

foto.jpg

Os episódios do podcast foram produzidos por alunas do Instituto Federal campus Hortolândia e alunas da Escola de Artes Augusto Boal, com a orientação de Anderson. Os conteúdos abordados são relevantes e necessários. É possível conferi-los em plataformas como o Spotify e Anchor, ou, você pode ouvi-los apertando em algum desses botões: 

Podcast FALA MESMO!

Podcast FALA MESMO!

FALA MESMO!

WhatsApp Image 2021-07-16 at 12.48.11.jpeg

O Podcast FALA MESMO! é produzido pela equipe de educomunicadores de 2021 do Instituto Federal campus Hortolândia, em parceria com a agência de notícias Comunic@Jovem e a Radio Federal.
O programa irá contar com inúmeros episódios, que ainda se encontram em processo de produção, e que abordarão diversos assuntos que precisam ser falados, então fala mesmo!! 

O episódio 1 já está no ar e seu título é: Coleta Seletiva em Hortolândia.

Banners coleta Seletiva

Banners sobre Coleta Seletiva

WhatsApp Image 2021-07-29 at 20.53.09.jpeg
WhatsApp Image 2021-07-29 at 21.37.06.jpeg
WhatsApp Image 2021-07-29 at 22.19.15.jpeg
WhatsApp Image 2021-07-29 at 21.48.03.jpeg

© 2021 Comunic@jovem.

IFSP Câmpus Hortolândia 

bottom of page